Diario demite jornalistas com mais de um ano de salário atrasado

postado em: Sinjope | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm denunciar, mais uma vez, as práticas desrespeitosas e desumanas do Diario de Pernambuco, capitaneado pelo presidente e o diretor administrativo financeiro, respectivamente, Carlos Frederico Vital e Clóvis Silveira, ao demitir os trabalhadores. Somente nesta semana foram seis profissionais das áreas de jornalismo e gráfica.

A forma como a gestão de Carlos Vital age é fria. Todos os últimos demitidos estavam com salários atrasados, tendo dois deles 15 meses de trabalho a receber, quase sete anos de FGTS não depositados, contribuições previdenciárias descontadas dos salários e não repassadas para o INSS, além de terem que ingressar na Justiça do Trabalho para receber as verbas rescisórias, pois nem estas o jornal paga. Em resumo, a empresa age desprovida de sensibilidade e respeito a quem fez o jornal ir ás ruas mesmo sem os salários em dia.

As demissões no Diario não são realizadas apenas com frieza. São pensadas, calculadas. Em lugar dos celetistas demitidos, a gestão de Carlos Frederico Vital contrata profissionais como pessoas jurídicas (PJs). Estas têm salários menores do que os pagos aos demitidos e não contam com férias, vale-transporte, FGTS e contribuição previdenciária. A explicação dada pela administração da empresa é de que as demissões são para cortar gastos, quando é, de fato, exploração: cobra-se muito do trabalhador e paga-se o mínimo, que ainda costuma ser pago com atraso.

O Sinjope e a Fenaj, diante deste quadro vergonhoso, se dirige à sociedade pernambucana, de modo especial à Justiça do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Superintendência Regional do Trabalho (SRT), para que redobrem o olhar e a fiscalização para a realidade dos trabalhadores do Diario de Pernambuco, sejam os demitidos ou ainda os vinculados à empresa. A cada dia que passa, afinal, o número de irregularidades trabalhistas só aumenta naquele que é o jornal mais antigo em circulação da América Latina.

 Recife, 27 de outubro de 2023.

Sinjope e Fenaj

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *