Sinjope e Fenaj denunciam avanço em ilegalidades,irregularidades e prática antissindical no Diario de Pernambuco

postado em: Sinjope | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) denunciam o avanço nas práticas ilegais e irregulares dos que estão à frente do secular e combalido Diario de Pernambuco, atualmente sob a presidência de Carlos Frederico de Albuquerque Vital. A atual diretoria da empresa, como se não bastasse a situação caótica deixada pelos irmãos Alexandre e Maurício Rands, conseguiu piorar o quadro referente a direitos trabalhistas e previdenciário.
Nesta segunda-feira (18), a gestão do Diario repetiu a prática desrespeitosa de demitir profissionais com meses de salário atrasado e sem perspectiva de recebê-los. E a justificativa para as demissões é quase sempre a mesma: a crise financeira, possível consequência da evidente má gestão e desorganização administrativa.
Dos cinco demitidos, um deles, por exemplo, está com 17 salários em atraso, além de ter dezenas de meses do FGTS em aberto e ter a contribuição previdenciária descontada do salário durante anos e não depositada junto ao INSS. Pior, a atual gestão do jornal fez com que profissionais demitidos ou que permanecem na empresa estejam na malha fina do Imposto de Renda porque o Diario apresentou dados inconsistentes à Receita Federal.
No mesmo momento das demissões, a gestão da empresa decidiu afastar da redação do Diario de Pernambuco o presidente do Sinjope, Jailson da Paz, e o ex-presidente do Sindicato e eleito nas eleições da Fenaj como integrante da Comissão Nacional de Ética (CNE), Osnaldo Moraes. Ambos foram transferidos para um setor que nem sequer foi criado. Quanto a esse ato, o entendimento do Sinjope e da Fenaj é de que se trata de uma tosca tentativa de dificultar o acompanhamento e denúncias de abusos e ilegalidades trabalhistas.
Ainda, no caso específico dos companheiros Jailson da Paz e Osnaldo Moraes, frisamos que o autoritarismo da empresa fere a liberdade sindical prevista na Constituição Federal e na Constituição Estadual de Pernambuco e expressa na Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 33.196/1953, e na Convenção 87, também da OIT.
Esses ataques da diretoria do Diario aos direitos trabalhistas vão ser informados à Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região do Ministério Público do Trabalho (PRT6-MPT) e ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), bem como à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco do Ministério do Trabalho (SRTE-PE).
O Sinjope e a Fenaj exigem respeito do Diario de Pernambuco à categoria, especialmente a cada profissional vítima dessas demissões e aos que continuam trabalhando na empresa!

Recife, 19 de setembro de 2023
Sinjope e Fenaj

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *