Sindicato recebe apoio da AMUPE em temas atuais e importantes

postado em: Notícias | 0
Em reunião on-line realizada, nesta quarta-feira (07/04), Dia do Jornalista, com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, representantes do Sinjope-PE pediram o apoio da Associação, que congrega todos os prefeitos do Estado, na pressão que o Sindicato vem fazendo para que o Governo de Pernambuco inclua a categoria de jornalistas no grupo prioritário de vacinação.
Durante o encontro, o Sinjope também solicitou apoio da Amupe para orientar os gestores municipais a nomearem apenas jornalistas diplomados para as suas assessorias de imprensa.
Vacinação
No último dia 18 de março, o Sinjope enviou ofício a Secretaria Estadual de Saúde solicitando a inclusão da categoria entre os grupos prioritários de vacinação em Pernambuco, uma vez que a atividade jornalística foi elevada ao status de função essencial pelo Decreto nº 49.017/2020, do governo estadual.
“Não se pode combater uma pandemia sem que a população tenha acesso a informações verdadeiras, sérias e de qualidade. E essas informações estão sendo repassadas diariamente pelos jornalistas pernambucanos. São esses profissionais que informam, por exemplo, quem está apto a receber a vacina e em quais lugares há vacinação. No entanto, para realizar as entrevistas e matérias, esses jornalistas acabam ficando expostos ao vírus e arriscando as suas vidas. Por isso a necessidade de todos serem vacinados”, comentou o presidente do Sinjope, Severino Junior.
O presidente da Amupe afirmou que está solidário aos jornalistas e disse que irá apoiar o pleito do Sinjope junto ao Governo do Estado. O Sinjope também tem recebido o apoio vindo da Câmara dos Vereadores do Recife e da Assembleia Legislativa. Pernambuco já passa dos 300 mil casos e 11 mil mortes em um ano de pandemia. Mais de 100 profissionais de mídia foram infectados e pelo menos dois morreram devido a complicações da COVID-19, em todo o estado, nos últimos 12 meses.
De acordo com entidades ligadas ao jornalismo, o mundo registrou mais de 600 profissionais de imprensa mortos pelo vírus, sendo que mais da metade dessas vítimas, vivia na América Latina. Um quadro que preocupa o Sinjope.
Jornalistas diplomados
O Sinjope tem recebido diversas informações sobre a contratação de pessoas não registradas como jornalistas para a pasta de comunicação de prefeituras de Pernambuco. O debate sobre a regulamentação da profissão e a exigência do diploma em jornalismo atravessou as últimas décadas e ainda é um assunto atual. No Brasil, não é obrigatório o diploma de graduação em jornalismo para exercer a profissão. Mas a formação acadêmica garante um mínimo nível de qualidade profissional e é defendida pelo Sinjope e Fenaj. Sem a exigência de diploma, o jornalismo praticado no Estado de Pernambuco será bastante prejudicado e acabará perdendo o seu crédito.
Informe-se na COVID-19: Central de Informações sobre recursos da vacina.
Obter informações sobre vacinas
Curtir
Comentar
Compartilhar
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *