Sem salários nem 13º, trabalhadores do Diario de Pernambuco decretam greve

postado em: Notícias | 0

Por atraso de salários profissionais do Diario de Pernambuco aprovam a deflagração de greve

“A greve é pela dignidade, pela honra da categoria, pelo pagamento dos salários e direitos”

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no início da tarde desta segunda-feira (21/01), os jornalistas do Diario de Pernambuco (DP) decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado, motivada pelo atraso do pagamento dos salários desde de dezembro e do 13º salário. Para cumprir prazos legais, a mobilização começa em 72 horas a partir da comunicação oficial do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) à empresa.

O desrespeito aos direitos do trabalhador não é mais novidade no Diario de Pernambuco. Há dois anos, a empresa de comunicação vem atrasando mensalmente o pagamento dos salários e os trabalhadores já não suportam continuar assim, tendo seus direitos desrespeitados. Além disso, os jornalistas do DP cobram a regularização dos depósitos do INSS e o FGTS de todos os funcionários. O Sinjope vem fazendo esforços junto ao MPT para que os trabalhadores recebam os salários atrasados desde o ano passado. Vale destacar que, no fim do ano passado, o jornal mais antigo em circulação da América Latina tirou a sua versão impressa das ruas a partir do dia 22 de dezembro para economizar R$ 1,5 milhão com a compra de papel.

De acordo com os diretores do DP, o dinheiro serviria para pagar os débitos financeiros com os profissionais, no entanto, o jornal voltou a circular no último dia 8 de janeiro, sem que qualquer perspectiva de pagamento aos trabalhadores e as trabalhadoras, por parte da direção do jornal.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *