O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) realizou, nesta quarta-feira (11), a Assembleia Geral Ordinária (AGO), para definir os rumos da Campanha Salarial 2024. A AGO ocorreu na sede do Sindgraf-PE, no bairro de Santo Amaro, além de duas urnas descentralizadas: na TV Tribuna e na Folha de Pernambuco. Em uma votação expressiva, a categoria rejeitou a proposta patronal com 65 votos contra, 50 a favor e 2 abstenções.
A proposta rejeitada pelos jornalistas, oferecida pelos patrões, foi de ínfimos 4% de reajuste salarial, o que representaria apenas 0,23% de ganho real – a inflação do período fechou em 3,77%. Apesar da manutenção das cláusulas já conquistadas, inclusive os 100% nos domingos, a categoria entende que precisa ser mais valorizada, já que nos últimos anos os acordos foram fechados sem ganho real e, durante a pandemia, abaixo até da inflação.
Diante da resposta dos jornalistas nas urnas, o Sinjope se compromete em lutar por um reajuste salarial digno e que atenda aos anseios da categoria. Em breve, uma nova rodada de negociação com a classe patronal deve ocorrer, na tentativa de melhorar as condições que nos foram oferecidas.
O Sinjope também se compromete em lutar pela inclusão de mais cláusulas sociais.
Deixe um comentário