29 de maio: Violência Policial – Nota de Repúdio

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e a FENAJ repudiam os atos de agressão gratuita praticados pela Polícia Militar do Estado durante o protesto pacífico que ocorreu neste sábado (29/05), no Recife, contra a inoperância e falta de vontade do presidente Jair Bolsonaro para lidar com a pandemia do novo coronavírus.

Agressões que atingiram dezenas de pessoas com balas de borracha e spray de pimenta e que acabaram provocando a perda do globo ocular e visão de um cidadão pernambucano.

O Sinjope também repudia a abordagem da PM contra repórteres fotográficos que atuavam na cobertura da manifestação. Um dos profissionais, João Carlos Mazella, chegou a receber voz de prisão e foi obrigado a entregar seu equipamento de trabalho.

Mais uma vez o Sinjope reitera que é contra qualquer tipo de violência e acredita que a liberdade de imprensa é um dos pilares que sustentam a democracia. A agressão sofrida pela vereadora Liana Cirne do PT, durante o ato, também foi lamentável. O Sindicato e a Federação vão acompanhar de perto a apuração dos fatos.

Imagens de Arthur Sousa e Arnaldo Sete

Errata

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco errou ao publicar que o repórter fotográfico, João Carlos Mazella, foi obrigado a entregar seu equipamento de trabalho à Polícia Militar durante protesto ocorrido no último sábado (29/05), no Recife. Os policiais chegaram a pedir o equipamento do profissional e a lhe dar voz de prisão. Mas depois de uma negociação rápida, tudo foi resolvido e ele foi liberado.

 

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *