Jornalistas finalizam Campanha Salarial 2019

postado em: Notícias | 0


Durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada nesta quarta-feira (13/11), com 40 votos à favor e um contra, os jornalistas profissionais de Pernambuco fecharam o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Campanha Salarial 2019. Foram mantidos todos os direitos e garantias sociais e econômicas do acordo anterior. Para 2019/2020, o reajuste previsto será de 3,26% (acumulado da inflação no período) para o salário, piso e demais cláusulas econômicas.

A conquista mais importante foi a manutenção dos 100% aos domingos depois de cinco rodadas de negociação. As empresas ainda tentaram passar a compensação do banco de horas de 60 para 180 dias. Após a negativa da diretoria do Sinjope para esta proposta, ficou então estabelecido o prazo de 105 dias para a compensação das horas extras. Da mesma forma, a classe patronal queria baixar de 30 para 12 meses a estabilidade da pré-aposentadoria que agora ficou em 24 meses. “Manter a categoria unida para evitar perdas de conquistas históricas e garantir ainda mais a preservação dos direitos da nossa CCT. O momento é de mobilizar todos contra os ataques constantes ao bom jornalismo e combater a precarização do trabalho”, ressalta o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco Severino Júnior.

O reajuste terá valor retroativo a 27 de agosto e deve ser pago nos salários de novembro e dezembro de 2019. Lembramos que a contribuição assistencial, paga logo após o fechamento da Campanha Salarial, é de extrema importância para a manutenção da estrutura do sindicato e dos serviços prestados à categoria. Em breve, a diretoria passará nas redações para colher as autorizações individuais para o recolhimento dos formulários que autorizam o desconto de um dia de trabalho em compensação ao fim da antiga contribuição sindical. A contribuição associativa para os filiados continua. Agradecemos o engajamento na luta por melhores condições de trabalho e manutenção de nossas conquistas. Um sindicato forte é feito por uma categoria unida.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *