Nota de apoio à greve dos colegas jornalistas de Alagoas

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) expressa publicamente apoio à greve dos colegas jornalistas de Alagoas, que lutam pelo não rebaixamento do piso salarial da categoria, reivindicam reajuste salarial e melhoria das condições de trabalho nos veículos de comunicação.

Num flagrante desrespeito aos colegas alagoanos, o Sindicato das Empresas de Comunicação de Alagoas, quer impor uma redução em 40% o piso da categoria, em proposta apresentada à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano.

Indignados com a atitude descabida e indecente do patronato para com os profissionais da imprensa, os jornalistas alagoanos, através do seu sindicato representativo, aprovaram greve geral por tempo indeterminado, apoiada por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Alagoas, que considerou legítimo o movimento grevista.

Parabenizamos a luta e determinação dos companheiros e das companheiras do sindicato alagoano e os seus jornalistas e, ao mesmo tempo, alertamos os jornalistas pernambucanos que estejam recebendo “propostas mirabolantes” para trabalhar em empresas de comunicação de Alagoas, a não aceitar tal proposta, pois o objetivo dos empresários do setor é desmobilizar e enfraquecer o movimento dos colegas jornalistas vizinhos.

Repudiamos a investida das empresas de comunicação de Pernambuco, que de forma vergonhosa tentam “furar” o movimento paredista, enviando profissionais para suprir as vagas dos grevistas.

Na verdade, devemos ter consciência e união de classe, assim como ser solidários à luta dos jornalistas de Alagoas contra a redução do piso salarial e em defesa do reajuste salarial. Aceitar propostas de trabalho nesse momento, é um desrespeito aos colegas em greve, que são vítimas de todo tipo de situações humilhantes e constrangedoras, além de salários aviltantes, por parte da maioria das empresas de comunicação alagoanas.

Essa luta é nossa!
Solidariedade e apoio irrestrito à greve dos jornalistas de Alagoas!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope)
Recife, 01 de julho de 2019

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *