Mesmo alertados sobre riscos, trabalhadores da Globo decidem aprovar ACT para distribuição de lucros

postado em: Notícias | 0

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) realizou na última quinta-feira (27/06), Assembleia Geral Ordinária (AGO), com jornalistas da TV Globo Nordeste, no auditório do Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro. Em pauta: discussão e deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que estabelece as condições e os critérios para recebimento da PLR – Participação nos Lucros e Resultados para os empregados da empresa.

Inicialmente, o presidente do Sinjope, Jailson da Paz, fez um histórico da negociação do sindicato com a empresa, comentou da articulação nacional dos sindicatos dos jornalistas que atuam nas praças em que há filiais da Globo em relação ao PLR. Em seguida, leu integralmente o documento, com oito cláusulas que incluem as disposições legais, o objeto do acordo, critérios e metas do PLR, entre outros, pontos.

Logo depois, foi aberto espaço para jornalistas apresentarem dúvidas e questionamentos sobre o ACT, havendo os devidos esclarecimentos e “alertas”, por parte dos representantes do Sinjope, da economista do Dieese, Jaqueline Natal e do assessor jurídico, Rômulo Falcão, em relação ao instrumento de acordo.

Entre principais os “alertas”, a pouca clareza do ACT sobre as metas a serem atingidas pela Globo e a possibilidade, com a assinatura do acordo, dos funcionários não virem a receber a PLR, em caso de não se atingir as metas, o que não ocorreu até o momento com o sistema de participação nos lucros em vigor na praça Recife. Hoje, a empresa distribui o bônus de forma espontânea, sem adotar nenhuma legislação.

Ao final das intervenções, foram colocadas em votação duas propostas: uma com os termos apresentados pela Globo e outra que permitisse ao sindicato a abertura de uma canal de negociação para  dirimir os pontos obscuros do acordo e melhorar a redação em favor do trabalhadores.

Apesar dos “alertas” e das ponderações do Sinjope, a proposta apresentada pela TV Globo Nordeste foi aprovada por ampla maioria dos profissionais presentes.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *