Jornalistas mantém estado de greve e aguardam resposta do DP

postado em: Notícias | 0
Jornalistas do DIARIO DE PERNAMBUCO (DP) participaram de Assembleia Geral, ontem (19/03), no início da tarde, na sede do Sindgraf-PE, bairro de Santo Amaro/Recife. Em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), os profissionais discutiram sobre a crise na empresa, com avaliação da resposta do DP em relação à proposta entregue pela Comissão de Negociação (jornalistas e Sinjope) referente à regularização dos pagamentos de salários, férias e do 13º salário ainda pendente de 2018.
 
Depois de esclarecimentos e intervenções, o estado de greve foi mantido. A categoria decidiu esperar o cumprimento da promessa de pagamento do DP até o dia 31. Caso 100% do salário do mês de março não seja pago, a categoria pode paralisar por 24h no dia seguinte. Ou seja, se a empresa não quitar a folha da quinzena 20/02, 25% do 13º salário e as férias de março haverá paralisação. Decisão unânime.
 
Crise sem precedentes
Para ser ter uma ideia da crise do DP, que se arrasta há mais de dois anos, os funcionários estão vendendo carro, tomando empréstimo a juros exorbitantes de banco e, até mesmo, pedindo para ser demitidos somente para pegar parte do FGTS para quitar dívidas.
 
Os gestores da empresa mantêm o discurso há meses de que não vão pedir empréstimo e nem colocar dinheiro próprio dentro da empresa. Além de não pagar o 13º salário, os Rands, proprietários do Diario de Pernambuco, declararam à Receita Federal que já pagaram aos jornalistas. Ou seja, além do calote, colocaram os trabalhadores na mira do Fisco.
A mobilização da categoria continua.
 
Fonte: Sinjope
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *