Entidades cobram respeito aos profissionais de imprensa de Juazeiro e região na cobertura do São João de Petrolina

postado em: Sinjope | 0

O Sinjorba, o Sinjope e o Sinterp-BA (Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e o Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia) enviaram ofício nesta sexta (21) ao prefeito de Petrolina, Simão Durando e ao secretário de Comunicação, Junior Vilela, solicitando mudanças nos procedimentos estabelecidos para o deslocamento da imprensa nos espaços do São João de Petrolina, evento que vem acontecendo no pátio de eventos Ana das Carrancas. 

No texto as três entidades pedem que a Prefeitura retire as restrições de deslocamento e garanta o livre acesso dos jornalistas e radialistas de Pernambuco e da Bahia credenciados a todos os espaços do pátio Ana das Carrancas, para o bom desempenho da cobertura do evento, que é de interesse público. 

As três entidades reafirmam no documento os preceitos constitucionais que garantem a liberdade de imprensa e a vedação de restrições ao trabalho de jornalistas e radialistas, e reclamam da diferença de tratamento que vem sendo dado em relação aos profissionais de perfis de redes sociais, a quem vem sendo dado livre trânsito em todos os espaços do evento. 

Por fim, as entidades se colocaram à disposição da Prefeitura para ajudar a garantir o importante trabalho de divulgação do São João de Petrolina em todos a região, através dos respeitados e tradicionais veículos de comunicação. Veja aqui a íntegra do documento enviado à gestão:

À Prefeitura de Petrolina

Simão Durando (prefeito)

Junior Vilela (secretário de Comunicação)

Prezados senhores,

Fomos procurados por diversos jornalistas e radialistas que atuam na região do Vale do São Francisco, especialmente dos municípios de Juazeiro e Petrolina, no sentido de contactarmos a gestão municipal e solicitar mudança no tratamento que vem sendo dado aos profissionais de comunicação que estão cobrindo o evento São João do Vale, promovido pela Prefeitura, no Pátio Ana das Carrancas. 

Os profissionais e veículos relataram que apesar de credenciados, têm o seu direito de circulação cerceados, tendo sempre que se reportar a um assessor da Prefeitura para se deslocar de um local a outro do pátio de eventos, principalmente os que precisam de autorização para acesso. Tal procedimento tem provocado transtornos ao trabalho, uma vez que gera atrasos e dificuldade de acesso às fontes de notícias, em especial os artistas e convidados especiais ao evento. 

A cobertura dos eventos públicos pelos veículos de comunicação e dos seus profissionais destacados é uma atividade cotidiana e uma prerrogativa da imprensa, que em sociedades democráticas tem a sua atuação livre. Importante salientar que o credenciamento prévio já determina as limitações naturais definidas pela administração. Porém, é uma singularidade o que acontece nesta edição, com os jornalistas e radialistas tendo que ter sempre alguém da gestão acompanhando seu deslocamento pelos espaços do São João do Vale. 

Neste sentido, solicitamos que a gestão reveja sua orientação, a bem do respeito à Constituição, que em seu artigo 220 veda “restrição” ao exercício do trabalho da imprensa, mas também pela plena compreensão do espaço público como propriedade da coletividade. Ademais, temos conhecimento que profissionais que trabalham com perfis de redes sociais têm tido sua circulação livre, o que configura diferença de tratamento para com os jornalistas e radialistas.

Desde já nos colocamo à disposição para ajudar no for preciso a fim de garantir o sucesso do evento e sua melhor divulgação à sociedade. 

Atenciosamente,

Sinjorba, Sinjope e FENAJ

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *