Sinjope e FENAJ lamentam incêndio do Teatro Valdemar de Oliveira e denunciam omissão

postado em: Sinjope | 0

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e a Federação Nacional dos Jornalistas, a FENAJ, lamentam o o ocorrido no Teatro Valdemar de Oliveira e consequentemente na sede do Sinjope. Este triste episódio expõe não apenas a perda cultural e histórica representada pelo incêndio, mas também revela o descaso do poder público com a praça Oswaldo Cruz, na área Central do Recife.

O fato de que o Sinjope procurou o Estado, a Polícia Militar de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e diversos outros órgãos, e todos se mostraram omissos, indiferentes, diante das preocupações levantadas, é um reflexo alarmante da negligência e falta de responsabilidade das autoridades. Procuramos a ALEPE e a Câmara de Vereadores do Recife, onde parlamentares se engajaram na mesma luta. A Associação Médica de Pernambuco, a AMPE, também foi solidária na luta para manter a Praça Oswaldo Cruz. O Valdemar de Oliveira é um dos símbolos do teatro pernambucano. E a casa sede do Sinjope tem uma importância histórica e política muito grande com a cidade e o estado. Após a invasão do teatro, o sindicato precisou deixar o local após inúmeros arrombamentos e furtos. Sem falar na insegurança para funcionários da entidade e seus filiados.

Neste momento de dor e consternação, é fundamental que sejam tomadas medidas eficazes para investigar as causas do incêndio, bem como para garantir a reconstrução dos patrimônios perdidos e a prevenção de futuros desastres similares. A comunidade espera e merece uma resposta imediata e eficiente por parte das autoridades competentes de Pernambuco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *