Fernando Mendonça – eternas saudades

postado em: Notícias | 0

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista e ex-secretário do Trabalho de Pernambuco, Fernando Mendonça, aos 86 anos. Ele faleceu hoje e estava internado desde a segunda-feira (14/12) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

Fernando Mendonça marcou presença no governo de Miguel Arraes até 1964, ano em que o ex-governador foi para o exílio. Quando Miguel Arraes retornou ao Brasil em 1979, Fernando foi um dos autores do discurso do político no Largo de Santo Amaro, onde Arraes disse a célebre frase do poeta Carlos Drummond de Andrade “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. Entretanto, o jornalista não permaneceu na equipe do governo estadual após a volta de Miguel Arraes.

Mendonça era advogado e teve passagens brilhantes pelas redações do Jornal do Commercio, editor de economia, e da Folha de Pernambuco – como editor de politica e depois como editorialista. O jornalista era muito querido e respeitado pelos companheiros e companheiras de profissão.

Pernambuco perdeu um dos seus grandes ícones do jornalismo; pessoa inteligente, afável, ética, de senso crítico apurado que escreveu textos primorosos. Quem trabalhou e conheceu Fernando Mendonça de perto sabe que, com ética, brilhantismo e competência, ele construiu uma história singular no jornalismo e na vida.

Manifestamos nossas condolências aos seus familiares e amigos neste momento de dor e perda irreparável.

Recife, 15 de dezembro de 2020
Sinjope
Fenaj

* Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco 

Ver menos
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *