Jornalistas do DP decidem paralisar atividades nesta quarta-feira (13/03)

postado em: Notícias | 0
Cansados de pedir à empresa a regularização dos pagamentos dos salários atrasados e do 13º (até o momento em aberto), os jornalistas do Diario de Pernambuco decidiram paralisar as atividades. O movimento da categoria entrará em vigor nesta quarta-feira (13/03).
Para ser ter uma ideia da crise do DP, que se arrasta há mais de dois anos, os funcionários estão vendendo carro, tomando empréstimo a juros exorbitantes de banco e, até mesmo, pedindo para ser demitidos somente para pegar parte do FGTS para quitar dívidas. Os gestores da empresa mantêm o discurso há meses de que não vão pedir empréstimo e nem colocar dinheiro próprio dentro da empresa. Além de não pagar o 13º salário, os Rands, proprietários do Diario de Pernambuco, declararam à Receita Federal que já pagaram aos jornalistas. Ou seja, além do calote, colocaram os trabalhadores na mira da Receita Federal.
O cenário é preocupante. A cada dia que se passa, os funcionários estão adoecendo. Alguns vão andando para o trabalho porque não têm dinheiro para pagar a condução diária. Outros estão dormindo na casa de parentes para reduzir as despesas. Para complicar ainda mais a situação, as condições de trabalho são insalubres. O ar-condicionado da redação, por exemplo, estava quebrado até a semana passada . Os funcionários tinham que trazer seus próprios ventiladores para suportar o calor. E as luminárias da redação, provavelmente por falta de manutenção, caíram por mais de uma vez, ameaçando, inclusive, a integridade física dos jornalistas e funcionários em geral.
Por conta do desrespeito, da falta  e da falta de compromisso dos gestores do DP, a deflagração da greve é, nesse momento, um grito de alerta dos trabalhadores (as) à sociedade e as autoridades estaduais.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *