A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) tomou posse na noite dessa segunda-feira(18). A cerimônia aconteceu no Auditório do Sindicato dos Gráficos de Pernambuco (Sindgraf-PE), no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Na ocasião, a Comissão Eleitoral do Sinjope, eleita para coordenar o pleito, deu posse à nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética. Juntos, seus integrantes irão administrar o futuro do Sindicato pelos próximos três anos, de 18 de agosto de 2025 a 17 de agosto de 2028.
Em seu discurso de posse, o presidente Jailson Souza da Paz destacou a importância da união da categoria para o enfrentamento de questões como a precarização do trabalho e a retirada de direitos, consequência da derrubada do diploma de jornalista e da reforma trabalhista.
Essas duas mudanças passaram a possibilitar a contratação de pessoas não qualificadas para atuar como jornalistas, comprometendo a qualidade da informação e contribuindo para a proliferação de sites e páginas nas redes sociais propagadoras de notícias falsas.
Paralelamente a este processo, houve o crescimento da contratação de jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, por meio da pejotização e salários baixos, com uma cobrança redobrada na produção de conteúdos.
“Há uma crise na comunicação brasileira. Mas, juntos, temos capacidade para superar essa situação. Precisamos que a categoria se aproxime do sindicato para ganharmos poder de força e negociação”, destacou Jailson Souza.
Na ocasião, Jailson afirmou que a nova gestão terá como tarefa o resgate da sua sede e a maior aproximação com o pessoal que trabalha nas assessorias de Imprensa, com os estudantes e blogueiros profissionais, além de permanecer na luta para garantir os direitos de toda a categoria.
DIRETORIA EXECUTIVA
Deixe um comentário