Os jornalistas profissionais de Pernambuco, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada nesta sexta-feira (05/12), votaram pelo fechamento da Campanha Salarial2025-2026. A proposta aprovada por 85,7% dos votantes prevê a reposição da inflação da data-base da categoria, de 5,07%, mais um ganho real de 1% para os pisos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior, enquanto as demais faixas salariais terão o reajuste pela inflação. 14,3% dos votantes disseram não.
Além dos ganhos sobre os salários, as negociações encabeçadas pelo Sinjope com os patrões, representados pelos sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão (Sertepe) e das Empresas Editoras de Jornais (Sejope), garantiram o direito à folga do trabalhador no dia de seu aniversário e a manutenção de todas as conquistas asseguradas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) de 2024-2025, como o direito a 100% sobre as horas trabalhadas aos domingos.
Ainda na AGO, os votantes aprovaram a cobrança por parte do Sinjope da Taxa Assistencial aos profissionais pertencentes à categoria Jornalista, sindicalizados ou não, conforme estabelece a legislação brasileira. A Taxa Assistencial deste ano repete o mesmo princípios das campanhas salariais anteriores, de contribuição correspondente a 01 (um) dia de trabalho. Ela está sujeita à oposição por escrito ao Sinjope, a contar a partir da data de assinatura das CCTs. As conquistas deste ano foram resultado de três meses de negociações, nas quais o Sinjope reivindicou fortemente a valorização dos pisos salariais da categoria, buscando a equiparação dos valors pagos na RMR e no Interior, uma vez que este representa menos de 80% da quantida paga na RMR. Apesar da disparidade, os patrões não se sensibilizaram em valorizar os jornalistas do Interior, de cidades-polos como Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada e Caruaru.
Terminaram as negociações 2025-2026, mas o Sinjope continuará firme na defesa das bandeiras da valorização do trabalho dos jornalistas, o que significa condições de trabalho dignas, salários justos e pisos unificados.
Recife, 05 de dezembro de 2025
Deixe um comentário