“Não me convidaram pra essa festa…”

postado em: Sinjope | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à véspera do aniversário de 200 anos do Diario de Pernambuco, vem a público se solidarizar com as(os) funcionárias(os) e ex-funcionárias(os) deste jornal.

Ao contrário da suntuosidade da festa realizada pela empresa nesta segunda-feira (03), no Teatro de Santa Isabel, no Recife, aquelas(es) que dedicaram e/ou ainda dedicam o seu trabalho para o jornal sair todos os dias não tiveram e/ou não têm os mínimos direitos garantidos.

A grande maioria das(os) que foram demitidas(os) em anos recentes não receberam sequer as verbas rescisórias (férias, salto total e multa do FGTS e até salários atrasados), enquanto os poucos celetistas que restam na empresa estão com meses de salário abertos.

Há outros injustiçados e injustiçadas. A redação do jornal funciona quase que totalmente com profissionais contratados como microempreendedores individuais (MEIs). Assim, os jornalistas trabalham como celetistas, mas sem direito a horas extras, férias e 13º salário. Desrespeito e ameaça a dignidade da prática jornalística.

São a estas(es) todas(os) trabalhadoras(es) que nos unimos, por entendermos que toda data marcante, a exemplo dos 200 anos do Diario de Pernambuco, somente tem sentido quando se paga o justo e se garante os direitos às(aos) trabalhadoras(es).

Sem Justiça, o que continuaremos vendo são banquetes, exibicionismos e espetáculos para os convidados da festa e migalhas e exclusão para os verdadeiros responsáveis pelo jornal ter chegado aos dois séculos. Foi o que vimos nesta segunda-feira no Teatro de Santa Isabel e seus arredores.

Recife, 04 de novembro de 2025.

Diretoria do Sinjope

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *