Sinjope e Fenaj lançam 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e 2º Prêmio de Jornalismo Literário

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançam, hoje, o 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e o 2º Prêmio de Jornalismo Literário, ambos com patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Os dois prêmios vão contemplar com até R$ 31,8 mil líquidos os melhores trabalhos de profissionais, bacharelas(éis) e estudantes pré-sindicalizadas(os) de Jornalismo atuantes em Pernambuco e em situação de adimplência com o Sinjope. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20/04 (basta clicar nas imagens ou nomes dos prêmios) e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 31/05.

“Uma grande comissão se formou para modernizar os dois prêmios, preservando o foco de prestigiar a excelência no Jornalismo”, salienta o presidente do Sinjope, Juliano Domingues. “Também está preservado o foco de prestigiar praticamente todos os segmentos e detentores de registros especiais, como diagramadoras(es), ilustradoras(es), repórteres cinematográficas(os) e repórteres fotográficas(os), além de bacharelas(éis) e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizadas(os)”, acrescenta o vice regional Nordeste II da Fenaj, Osnaldo Moraes.

O 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e o 2º Prêmio de Jornalismo Literário chegam em edições renovadas, cada um com regulamento específico, que precisam ser lidos com cuidado e observados à risca, sob pena de irrecorrível eliminação de candidatas(os) e/ou trabalhos. O sistema de inscrição é totalmente virtual e compartilhado pelos dois prêmios, eliminando a necessidade de fornecimento de várias informações solicitadas nas edições do ano passado.

Uma das mudanças elimina muitas dúvidas relativas aos casos de inscrição (submissão) de trabalhos com mais de um(a) participante. Qualquer um(a) participante do trabalho pode fazer a inscrição, bastando indicar nomes, CPFs, e-mails e funções de todas(os) as(os) demais participantes. O sistema do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e do 2º Prêmio de Jornalismo Literário fará a verificação e validação de cada profissional, segundo os regulamentos. Em casos de dúvidas e/ou pedido de informações, nada mudou e, como no ano passado, elas só serão atendidas após consulta no link DÚVIDA e encaminhadas pelo link CONTATO.

O 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e o 2º Prêmio de Jornalismo Literário renovam a iniciativa do Sinjope e da Fenaj para prestigiar a excelência no Jornalismo em Pernambuco. Por isso e para ampliar a participação de profissionais, bacharelas(éis) e estudantes pré-sindicalizadas(os) de Jornalismo foram atualizados os regulamentos, inclusive com junção das antigas categorias, que agora são chamadas “áreas de trabalho”. Os dois prêmios foram divididos em duas categorias cada um, uma para profissionais, e outra para bacharelas(éis) e estudantes pré-sindicalizadas(os) de Jornalismo.

No caso do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, segundo as habilitações de seus registros no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), profissionais adimplentes com o Sinjope poderão disputar premiação submetendo até três trabalhos, mas apenas um trabalho por cada uma das oito áreas de atuação: Criação Gráfica, Fotojornalismo, Ilustração/Charge, Internet, Radiojornalismo, Texto – Reportagem e Reportagem com Desdobramento, Texto – Séries e Cadernos Especiais e Séries de Reportagens e Videojornalismo, sendo de cada uma dessas áreas sairão três finalistas e apenas um trabalho vencedor. Bacharelas(éis) em Jornalismo poderão inscrever seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e estudantes pré-sindicalizadas(os) de Jornalismo poderão inscrever até três trabalhos, mas apenas um trabalho por cada uma das cinco áreas de atuação: Fotojornalismo, Internet, Radiojornalismo, Texto e Videojornalismo, sendo que de todas essas áreas sairão seis trabalhos finalistas e, desses, os três trabalhos vencedores.

No caso do 2º Prêmio de Jornalismo Literário, a lógica é a mesma, mas com concorrência apenas para trabalhos de texto. Ou seja, cada profissional poderá inscrever apenas um trabalho na única categoria, Jornalistas Profissionais (área de atuação Texto). Cada bacharela(el) em Jornalismo poderá inscrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cada estudante pré-sindicalizada(o) de Jornalismo poderá inscrever um trabalho na categoria Bacharéis/Estudantes de Jornalismo. De cada categoria sairão três finalistas e, desses, um trabalho vencedor.

Serviço

23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e
2º Prêmio de Jornalismo Literário
Realização: Sinjope e Fenaj
Patrocínio: Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)
Inscrições abertas até: 20/04
Premiação: 31/05/2017 – Cabanga Iate Clube

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *