Sinjope

filiado a FENAJ

Notícias

06/10/2015

Sinjope realiza Campanha de Sindicalização para fortalecer defesa da categoria





A um mês do seu 68º aniversário de fundação, o 
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) promove uma Campanha de Sindicalização para fortalecer a luta da categoria. A idéia é alcançar novas(os) profissionais que chegaram nas empresas e assessorias de imprensa, os que, por motivos diversos, estejam em situação de inadimplência e também estudantes de Jornalismo por meio da pré-sindicalização.

Em princípio a campanha se prolongará pelos meses de outubro e novembro, sendo oferecida a anistia de débitos condicionada à garantia de pagamento por meio de desconto em folha para quem está nas empresas tradicionais com essa opção, e, pelo PagSeguro, para os demais. O Sinjope manterá plantões de atendimento nas principais empresas de comunicação, também para facilitar a atualização de cadastro e emissão de carteiras nacional e internacional.

A Campanha de Sindialização começa pelas empresas tradicionais porque as Convenções Coletivas e Trabalho (CCTs) celebradas com o Sindicato das Empresas Editoras de Jornais (Sejope) e Sindicato das Empesas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Sertepe) regulamenta a prática do desconto das mensalidades em folha de pagamento e o repasse dos recursos ao Sinjope. Qualquer jornalista profissional regularmente contratado pode efetuar sua sindicalização, preencher e assinar documento autorizando o desconto da mensalidade sindical equivalente a 1% dos rendimentos.

Para garantir que o processo seja concluído e os recursos efetivamente cheguem ao Sinjope, evitando que por algum motivo profissionais acabem como inadimplentes, os formulários serão entregues e protocolados pelo próprio sindicato, que também fará a supervisão dos lançamentos e do repasse dos recursos. No caso de profissionais em inadimplência, o preenchimento e a entrega das autorizações de desconto em folha automaticamente consumarão a anistia das dívidas a partir do primeiro desconto de mensalidade imediatamente seguinte.

Associação garante defesa da categoria e outras vantagens - Ao formalizar a associação ao Sinjope profissionais têm direito a assessoria jurídica trabalhista; emissão de carteiras de identidade profissional nacional e internacional com preços reduzidos; planos de saúde com preços diferenciados; e desconto em mensalidades na Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Minds e Instituto Miguel de Cervantes, tanto para titulares como para dependentes, além de cursos de pós-graduação e outros, como os da Marco Zero.  

E para profissionais de fora das redações tradicionais? - Para quem está fora das chamadas "grandes empresas", o Sinjope desenvolve um trabalho através do PagSeguro que permitirá a opção para pagamentos das mensalidades por mês, por semestralidade (a cada seis meses), e por anuidade (a cada doze meses). A assinatura de uma dessas opções automaticamente consolidará a anistia das dívidas anteriores.

E para estudantes de Jornalismo? - Estudantes de Jornalismo não precisam pagar mensalidade, mas têm que fazer a pré-sindicalização, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15,00 para emissão de uma carteira específica emitida pelo próprio Sinjope. Conforme o Artigo 41, Parágrafo 5º do Estatuto do Sinjope,  - pré-sindicalização é aberta a estudantes de cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos em situação regular junto ao Ministério da Educação (MEC). Além do acesso aos convênios para descontos celebrados, a pré-sindialização concede direito de, mediante inscrição específica, participar dos eventos promovidos pelo Sinjope em condições privilegiadas, pagando no máximo 25% do valor cobrado a estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizadas(os); votar e ser votada(o) no Congresso Estadual de Jornalistas, nas Assembléias Gerais e nos eventos específicos, exclusivamente para as vagas que especificamente forem designadas.
  
Serviço
Associados/Grupo Opinião de Comunicação
Quarta-feira 07/10, das 11 às 18 horas, na área da cantina.

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Quinta-feira 08/10, das 11 às 18 horas, próximo à cantina.

TV Globo
Terça-feira 13/10, das 11 às 18 horas, no refeitório




Voltar